Na tarde desta quarta-feira (26), um novo recorde mundial foi atingido pela SpaceX, após ser lançado pela centésima vez consecutiva o foguete Falcon 9, seu lançamento ocorreu às 16h (horário de Brasília), este voo estava levando para órbita baixa da Terra 60 satélites Starlink, e fornecendo internet para 1.737 dispositivos.
O lançamento ocorreu na Flórida, nos EUA, lá foi acionado seus motos que é capazes de um empuxo de mais ou menos 1,7 milhão de libras, o foguete decolou da Estação Space Force localizada em Cabo Canaveral. Em julho de 2015 foi iniciado a contagem de quantidade de lançamentos feitos com sucesso. O última falha que ocorreu no foguete por causa do segundo estágio que fez com que houvesse a perda total da cápsula Dragon em 2015.
De 2015 até o último lançamento feito até agora, totaliza em 99 lançamentos sem problemas. Em setembro de 2016 a SpaceX perdeu uma missão quando satélite israelense Amos-6 estava sendo preparado na plataforma e explodiu. Após este acidente a companhia de Elon Musk conseguiu fazer o lançamento em segurança de 90 foguetes.
After learning to crawl, walk and run, the Falcon 9 is now sprinting. Today:
• 100th consecutive, successful launch of a Falcon 9
• 16th launch of 2021, a cadence of one rocket every nine days
• 6th launch during the last 33 days, once every five days pic.twitter.com/kmuBJwA82i
— Eric Berger (@SciGuySpace) May 26, 2021
Quais são os próximos lançamentos da SpaceX?
O voo realizado ontem, é a 28ª missão Starlink e ocorreu tudo nos planos. No navio drone ”Just Read the Instruiction” localizado no Oceano Atlântico foi realizado o pouso do Falcon 9
Com o 100º voo do Falcon 9, isso ultrapassa os 1,6 mil planos originais da empresa. Recentemente foi recebido pela Comissão Federal de comunicações dos EUA (FCC), uma autorização que permite que a empresa aumente a constelação de satélites Starlink para 2,8 mil.
Neste ano até o momento foram realizados 16 missões 13 foram para levar os satélites da Starlink para a órbita da Terra. Provavelmente os próximos lançamentos que serão feitas será para os clientes externos, a missão 22ª será fazer o reabastecimento de carga para a NASA. Os satélites que serão reabastecidos será o Sirius XM e o GPS III para a força Espacial dos Estados Unidos.